Montar pneus maiores vs. suspensão do Jeep e outros órgãos

Home» Fórum» Zona técnica» Wrangler JK | TJ | YJ» Montar pneus maiores vs. suspensão do Jeep e outros órgãos

Este tópico contém 30 respostas, tem 8 utilizadores, com a última actualização feita por  admin Há 2 anos, 1 mês.

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 31)
  • Autor
    Respostas
  • #685

    admin
    Administrador

    Este tópico pretende esclarecer as dúvidas existentes relativamente à montagem de pneus maiores, no Jeep Wrangler JK tendo em conta a suspensão instalada e as jantes.
    JK com a suspensão de origem:
    – 265/70R17 (com jantes de origem)
    – 285/75R16 (exige jantes 16×8″ com BS 4,5″ ou ET -12mm) – roça ligeiramente nas cavas das rodas atrás e no parachoques da frente se disconectar a barra estabilizadora.
    Ambas as medidas são facilmente legalizáveis via TDS

    JK com suspensão +2″:
    – 285/75R16 (exige jantes 16×8″ com BS 4,5″ ou ET -12mm)
    – 285/70R17 (exige jantes 17×9″ com BS 4,0″ ou ET-12mm)
    – 33×12,5R17 (exige jantes 17×9″ com BS 4,0″ ou ET-12mm)
    – 305/75R17 (exige jantes 17×9″ com BS 4,0″ ou ET-12mm)
    – 315/70R17 (exige jantes 17×9″ com BS 4,0″ ou ET-12mm) – pode roçar ligeiramente nas cavas atrás. Depende da dureza das molas
    – 35×12,5R17 (exige jantes 17×9″ com BS 4,0″ ou ET-12mm) – pode roçar ligeiramente nas cavas atrás. Depende da dureza das molas

    Para homologar estas medidas (exceto a primeira) poderá entrar em contacto com a LTA

    JK com suspensão superior a 2,5″:
    – 35×12,5R17 (exige jantes 17×9″ com BS 4,0″ ou ET-12mm)
    – medidas superiores provocarão um desgaste muito acelerado nos orgãos mecânicos do Jeep se não devidamente reforçados. Também começa a ser necessário mexer nas transmissões para as tornar mais longas a fim de compensar os ângulos de trabalho das mesmas.

    Para homologar estas medidas poderá entrar em contacto com a LTA.

    Para dúvidas relacionadas com BS (Backspace) e ET (Offset) veja por favor este tópico.

    Onde se lê “exige jantes 17×9″ com BS 4,0″ ou ET-12mm”, pode ser substituído por alargadores de vias de 30mm. De qualquer forma, a jante é largamente aconselhada.

    O referido acima não é lei e pode haver outras variáveis embora estes sejam os casos genéricos.
    Quem tiver outros valiosos inputs de forma a completar esta lista, por favor responda ao tópico.

    Obviamente o Jeep Club Portugal não se responsabiliza por quaisquer danos provenientes da alteração da dimensão dos pneumáticos.

    Jeep Wrangler JK Rubicon 2dr | OME 2'' HD | Fox 2.0 remote reservoir | HD track bar F/R | HD F/L Control Arms | Synergy HD Draglink | AEV Snorkel | Mickey Thompson Classic II wheels | BF Goodrich T/A Mud KM2 285/75R16 | Custom expedition ready trunk

    #695

    Luís Peres
    Moderador

    Vi umas 17″ 8,5 com BS 4,5 e 4,7 … fica muito fora do carro?

    #696

    admin
    Administrador

    17×8,5″ com BS 4,5″ faz com que fiquem mais para fora 0,25″, ou cerca de 0,75mm mais para fora que as 16×8″ que tenho no meu… A resposta é; praticamente não se nota e com pneus 265/70R17 ficará apenas ligeiramente dentro da cava.
    No caso dos teus 33×12,5R17 vão ficar um pouco mais para fora que os meus, portanto mais para fora do que com os alargadores que tiveste montados (que fazia ficarem praticamente à face).

    Será que ajudei mais do que confundi?

    Jeep Wrangler JK Rubicon 2dr | OME 2'' HD | Fox 2.0 remote reservoir | HD track bar F/R | HD F/L Control Arms | Synergy HD Draglink | AEV Snorkel | Mickey Thompson Classic II wheels | BF Goodrich T/A Mud KM2 285/75R16 | Custom expedition ready trunk

    #702

    Luís Peres
    Moderador

    Ajudaste 😉
    Esclarecido … ficam mais para fora do que com espaçadores 3 cm

    #707

    vasco
    Participante

    Bom dia a todos :

    Tenho três perguntas :
    1 – No JK de 2012 (200cv) podem ser montadas as jantes de 16” que os jeep ( salvo erro o jk sport )tinham de origem antes de 2011 ?
    2 – Nesse caso o 255/85R16 cabe sem roçar ?
    3 – A TDS passa a declaração para essa medida ?

    Saudações TT

    #709

    admin
    Administrador

    Boa noite,

    A medida 255/85R16 é homologável via TDS. O problema é que os JK posteriores a 2010 (inclusive) não permitem montar jantes inferiores a 17″.

    Jeep Wrangler JK Rubicon 2dr | OME 2'' HD | Fox 2.0 remote reservoir | HD track bar F/R | HD F/L Control Arms | Synergy HD Draglink | AEV Snorkel | Mickey Thompson Classic II wheels | BF Goodrich T/A Mud KM2 285/75R16 | Custom expedition ready trunk

    #798

    vasco
    Participante

    Mas os JK sport de 2011 não vinham de origem com jante de 16?
    É que em França ( site da jeep.fr ) ainda há versões com jante de 16 de origem.

    #799

    admin
    Administrador

    Tanto quanto sei as versões MY2010 e posteriores apenas aceitam jante 17″.
    Se em frança existem pode ser porque usam ainda componentes das versões anteriores ou porque são ainda versões de 2007-2009.

    Jeep Wrangler JK Rubicon 2dr | OME 2'' HD | Fox 2.0 remote reservoir | HD track bar F/R | HD F/L Control Arms | Synergy HD Draglink | AEV Snorkel | Mickey Thompson Classic II wheels | BF Goodrich T/A Mud KM2 285/75R16 | Custom expedition ready trunk

    #801

    vasco
    Participante

    http://www.jeep.fr/11wrangler/features/exterieur/jantes.html

    Copiado do site da jeep.fr

    Aparentemente estas jantes são as que actualmente equipam os wrangler

    #802

    admin
    Administrador

    Vasco, se for da zona de Lisboa, até me coloco à disposição para tentar colocar uma jante minha em 16″ no seu JK. Provavelmente ou o site está enganado e desatualizado desde 2010 ou existem ainda alguns Jeep Wrangler JK a ser vendidos com os eixos de 2009 e anteriores.

    Jeep Wrangler JK Rubicon 2dr | OME 2'' HD | Fox 2.0 remote reservoir | HD track bar F/R | HD F/L Control Arms | Synergy HD Draglink | AEV Snorkel | Mickey Thompson Classic II wheels | BF Goodrich T/A Mud KM2 285/75R16 | Custom expedition ready trunk

    #860

    Hugo
    Participante

    Peço antecipadamente desculpa pelo off-topic, mas pretendo voltar a Portugal e levar o meu JK 2dr (3.8L); a minha questão é a seguinte: tenho tentado encontrar nos sites de PT as medidasde pneus para jante 17″, nomeadamente o BFG KM2 mas não consigo encontrar essa medida (33″). O que é que o pessoal em PT está a usar nos Rubicon com as jantes 17″ OEM?

    Dito isto estou a pensar mudar para jante 16″, porque a oferta é bastante mais alargada.

    Comentários/ esclarecimentos/ sugestões?

    #861

    admin
    Administrador

    Boas,
    Se pretendes usar pneus 33 realmente em 17 não há grande escolha mesmo; sou capaz de dizer que não há nenhuma mesmo.

    Em jante 16 tens os 255/85R16 e 285/75R16. Ambas as medidas existem nos BF Goodrich Mud Terrain e é fácil encontrar em Portugal.

    Bom regresso e ansioso por ouvir o V6 a rugir!

    Jeep Wrangler JK Rubicon 2dr | OME 2'' HD | Fox 2.0 remote reservoir | HD track bar F/R | HD F/L Control Arms | Synergy HD Draglink | AEV Snorkel | Mickey Thompson Classic II wheels | BF Goodrich T/A Mud KM2 285/75R16 | Custom expedition ready trunk

    #936

    José Pereira
    Participante

    Boa tarde

    Tendo em conta o que percebi – no meu JK (de 2011) não é possível instalar jantes de 16″ – e também que gostaria de manter as jantes (originais) que tenho, seria possível utilizar estes pneus 285/70 R 17? Suponho que tal só seria possível com a aplicação de espaçadores. Se assim for, que opções tenho para compra? É possível/aconselhável instalá-los em casa? Não me importava de instalar os espaçadores mesmo antes de mudar de pneus (se for possível); atualmente os pneus (245/75 R17) parecem estar um pouco para dentro…

    Finalmente, para quem já andou com os pneus de origem e mudou para este tipo de pneu, que diferenças notou a nível de consumos e aderência, nomeadamente em estrada com piso molhado?

    Peço desculpa por esta “chuva” de perguntas, mas ainda estou um pouco desinformado relativamente a estes assuntos.

    #938

    admin
    Administrador

    Boa noite,

    Em relação à primeira questão, está correto, apenas poderá colocar jantes 17″ ou superiores no seu JK de 2011.

    Para montar pneus diferentes dos que estão homologados de origem no DUA e em jante 17″ a opção mais económica é através da TDS mas a medida maior é 265/70R17. Para homologar 285/70R17 é necessário recorrer à LTA (já com os pneus montados e cumprindo um conjunto de regras disponíveis através de pergunta via email ou telefone).
    O custo de homologação de duas medidas na TDS é cerca de 50€ e na LTA para uma medida é cerca de 150€. Em ambos os casos é necessário pedir um novo DUA no IMTT que tem um custo de 30€.

    Pode montar espaçadores. De qualquer forma para a homologação na LTA ou para fazer a inspeção periódica obrigatória (IPO) não pode levar espaçadores.

    Em relação aos pneus… eu tenho esse modelo, embora numa medida diferente. São bastante aceitáveis à chuva, mas é natural notar menor aderência do que com pneus mistos ou de estrada. Já fiz mais de 60.000km no JK com pneus cardados necessário ter o devido cuidado e adaptar o carro às condições do piso.

    Em relação à chuva de perguntas, coloque as que entender que é para isso que existe este fórum. Disponha 🙂

    Jeep Wrangler JK Rubicon 2dr | OME 2'' HD | Fox 2.0 remote reservoir | HD track bar F/R | HD F/L Control Arms | Synergy HD Draglink | AEV Snorkel | Mickey Thompson Classic II wheels | BF Goodrich T/A Mud KM2 285/75R16 | Custom expedition ready trunk

    #939

    José Pereira
    Participante

    Muito obrigado pela resposta detalhada! 🙂

    Receio ter mais algumas questões… 🙂

    Estive a consultar o DUA e reparei que algo não está bem… A medida que está indicada para os pneus montados (secções X.1 e X.2) é 245/75 R16, mas na realidade é 245/75 R17. Aliás, na secção Z.3 (anotações especiais, em “PN=(…)”) vêm indicadas apenas as medidas 255/75 R17, 255/70 R18 e 245/75 R17. Passou assim na inspeção… Mas isto leva-me a perguntar: se alterar de pneus para uma medida que já está incluída na secção Z.3, tenho de pedir emissão de novo DUA, com vista à atualização das secções X.1 e X.2?

    Bem, acho que fiquei esclarecido quanto à parte legal; daqui para a frente o que falta é mesmo contactar as entidades responsáveis.

    Agora, quanto ao restante: os pneus que indiquei cabem? Quero dizer: suponho que tenham espaço suficiente para serem montados, mas não haverá problemas a nível de contacto indesejado quando virar as rodas dianteiras e/ou qualquer uma delas sofrer uma grande compressão a nível de suspensão? Relembro que o meu Jeep está todo como veio da fábrica (tirando os pneus mais pequenos, pelos vistos…)

    Gostava de instalar uns pneus maiores, talvez não tão grandes como os que indiquei (até porque, como se pode constatar, têm um preço elevado), mas parece que há um “gap” na zona que pretendo. Os 265/70 R17 acabam por estar, em termos de altura, entre os que tenho montados e os que deveriam estar montados de origem (255/75 R17).

    Aproveito ainda para puxar outra parte deste assunto: suspensão mais elevada. É necessário/possível homologar/legalizar? Onde se pode fazer a instalação? Quem fez comprou o kit e depois pediu que o montassem numa oficina ou foi a algum sítio especializado que tratasse de tudo? Fica muito caro, comparativamente à simples troca de pneus para, por exemplo, os que indiquei?

    Mais uma vez obrigado.

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 31)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

It's a Jeep thing

Ir para a barra de ferramentas