Gladiator. Vem aí a pick-up mais durona do mercado

Se o objectivo é possuir uma pick-up imbatível no TT, com eixos rígidos, possibilidade de bloquear os diferenciais e soltar a barra estabilizadora, a Gladiator é capaz de ir ao fim do mundo e voltar.

A nova Gladiator alia ao espaço interior do Wrangler de quatro portas uma generosa caixa de carga, mantendo intactas as suas características 4×4

As pick-ups destinam-se a clientes à parte. Muitos apenas porque “curtem” o ar mais radical que esta classe de veículos incute, com uma imensa e versátil caixa de carga atrás, mas a maioria porque dá uso a essa capacidade de transporte adicional. Dos produtos da quinta, para os mais virados para a agricultura, ao transporte de motos de cross, BTT e pranchas de surf ou de windsurf, tudo é mais fácil de enfiar dentro de um veículo deste tipo que, contudo, mantém uma capacidade para o transporte de pessoas similar à dos jipes com carroçaria fechada.

Ao contrário dos jipes, que têm nos SUV umas soluções mais civilizadas, incapazes de suportar os maus tratos de incursões mais ousadas por todo-o-terreno (TT) com risco de estragarem a pintura, o chassi, o sistema 4×4 e até mesmo ficarem por lá atascados, as pick-ups são sempre mais robustas, sobretudo as desta bitola. Mas, apesar de existirem excelentes produtos no mercado, nem todas oferecem o potencial para sair de situações “apertadas” como a Gladiator da Jeep.

No interior, a Gladiator exibe as mesmas características do mais recente dos Wrangler de quatro portas

Como nasceu a Gladiator?

Esta não é a primeira pick-up da Jeep e muito menos a primeira a envergar a denominação Gladiator. O primeiro modelo da marca com caixa atrás surgiu em 1947, com o Willys Overland, para a primeira Gladiator dar os primeiros passos em 1963, com a introdução da geração J, de que tivemos a oportunidade de ver um exemplar em San Martino di Castrozza, em Itália, durante a revelação europeia da pick-up americana, que assim regressa ao activo depois de 27 anos fora do mercado.

A nova Gladiator recorre à mesma base do Wrangler, o best-seller da Jeep, mantendo o chassi de longarinas, os dois eixos rígidos com molas helicoidais, à frente e atrás, os mesmos motores, caixas de velocidades e sistema de transmissão. Respeita igualmente a generosa distância ao solo (28,2 cm), um muito respeitável ângulo de ataque (43,6º) aos obstáculos e a capacidade de ultrapassar vaus até 76 cm.

fonte: observador.pt

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.