O que são pastilhas de travão?

Uma das partes que muitas vezes é esquecida na manutenção do carro, são os travões. Os travões são feitos de varias partes que em conjunto fazem com que a aceleração seja diminuída. Naturalmente é de uma importância extrema que os travões de um carro estejam em bom funcionamento. Uma larga parte da nossa segurança rodoviária depende disso.


Um carro normalmente utiliza um travão de disco ou um travão de tambor. Com um travão de disco as pastilhas de travão são forçados contra o disco, possibilitando assim a travagem. Devido a este efeito, as pastilhas de travão estão sujeitas a um grande desgaste e precisam de ser substituídas regularmente. Como o nome indica, no travão de tambor existem calços dentro de um tambor. Os calços exercem pressão do lado de dentro contra o tambor, diminuindo a velocidade.


Atualmente, a maior parte dos automóveis utiliza travões de disco. 
Quando os travões de disco são utilizados, pode acontecer que devida à alta fricção que existe entre o disco e as pastilhas de travão, que a temperatura suba até aos 800 graus. Para dissipar o calor e para não deixá-lo aumentar são manufaturados sistemas de ventilação próprios.

Uma tecnologia relativamente nova, e que hoje em dia se encontra cada vez com mais frequência, são os discos de travão cerâmicos. Os discos de travão cerâmicos eram utilizados na Formula 1 a na industria aérea, mas recentemente já se podem encontrar em automóveis de passageiros. A partir do momento em que se decide mudar os discos de travão, também se necessita de mudar as pastilhas de travão. É necessário mudar os dois lados, senão pode aparecer uma diferença na força de travagem no eixo, o que pode fazer com que o carro comece a escorregar.

Recomenda-se vivamente a compra de pastilhas de travão da mesma marca e do mesmo tipo, assim pode ficar descansado que não vai haver diferenças na qualidade.

Se você procura pastilhas de travão de alta qualidade e deseja usufruir de um excelente serviço, entrega rápida e preços permanentemente baixos, pode seguir o link que se segue para ficar a conhecer a extensa gama de pastilhas de travão.


Para mais informações, ou se procura uma peça diferente para o seu automóvel, no 
autopecasonline24.pt.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.