Arquivo da Categoria: Expedições

Área dedicada às expedições organizadas pelo Jeep Club Portugal

Jeep MarocXperience 2013 – 6º dia

Chegados ao dia que para a maioria foi o ponto alto da expedição, fomos fazer a volta pelas dunas de Merzouga.

Por mais fotos que possa colocar, só quem lá esteve é que pode explicar a adrenalina que sentiu, ao conduzir por entre o trilho que ia sendo aberto pelo guia Hassan no seu Toyota.

Para a maioria dos Bravos, foi também a primeira vez que conduziu em dunas e diga-se de passagem que nunca tinha visto um grupo a perceber tão rapidamente como conduzir naquele tipo de terreno, o que proporcionou um nível de andamento bastante bom. O almoço foi num Oásis do Erg Chebbi, com direito a musica proporcionada tanto pelos Nativos como pelos Bravos!

Ao final do dia ainda fomos ver o por do sol, uns de Dromedário e outros de 4×4… Foi perfeito!

IMG_0326 IMG_0329 IMG_0331 IMG_0333 IMG_0335 IMG_0340 IMG_0347 IMG_0351 IMG_0355 IMG_0357 IMG_0359 IMG_0362 IMG_0364 IMG_0367 IMG_0372 IMG_0375 IMG_0382 IMG_0386 IMG_0388 IMG_0390 IMG_0404 IMG_0412 IMG_0437 IMG_0443 IMG_0899 DCIM100GOPRO IMG_0448

Jeep MarocXperience 2013 – 5º dia

O 5ª dia começou com uma pequena volta pelas dunas de Chegaga, partindo de seguida para Merzouga.

No entanto e como o imprevisto não estava contemplado nos planos originais da expedição, houve um poste de eletricidade que se colocou à frente do Bravo 3 e houve um pequeno incidente. Este imprevisto deu origem a um contacto invulgar com as gentes locais, que muito afáveis ofereceram o que tinham (chá, tâmaras e amendoins numa mesa no meio da estrada) para entreter os expedicionários enquanto aguardávamos pela chegada da policia para tomar conta da ocorrência. Deu até para um jogo de futebol entre Bravos e Nativos!

No final tivemos de alterar a rota predefinida e eliminar a passagem pela pista da cratera, ficando 2 Bravos em Zagora a reparar o estrago e os seguintes fizeram a ligação entre Zagora e Merzouga por pista, com direito a paisagens indescritíveis, tendo pela frente pistas de pedra, areia, pequenas dunas e o famoso fez fez. No final do dia, já na entrada da noite, andámos por dentro de um rio com muitas pedras, mas todos chegamos a salvo e sem problemas ao nosso destino.

Ficam umas fotos para uma ideia do dia fantástico que passámos

IMG_0297 IMG_0298 IMG_0299 IMG_0309 IMG_0315 IMG_0317 IMG_0879 IMG_0880 IMG_0882 IMG_0320 IMG_0321

Jeep MarocXperience 2013 – 4º dia

Depois de um pequeno almoço ao mais alto nível e acordar novamente cedo, apercebemo-nos que a hora havia mudado. Era uma hora mais tarde que o previsto, mas também teríamos mais uma hora de sol nos dias seguintes. Foi uma boa notícia.

Tínhamos muitos quilómetros de pistas pela frente… Hoje o dia ia ser longo!

Depois de entrar na pista que, para mim é uma das mais belas que conheço em Marrocos e muito pouco usada neste tipo de expedições, todos tiveram a oportunidade de por à prova a destreza na condução em pista rápida com algumas surpresas pelo meio… Não houve complicações e andámos a muito bom ritmo, com direito a almoço debaixo de uma palmeira que estava reservada para o grupo!

No final do dia ainda passamos em Zagora para “soprar” os filtros e dar uns apertos e resolver alguns pequenos problemas técnicos no Gordito.

Chegamos a M’hamid já ao início da noite, mas alguns Bravos ainda se aventuraram na piscina coberta!

O alojamento de hoje fazia realmente jus às fotos que tinham sido mostradas. Kasbah de sonho com direito a quartos com camas de quase 3 metros de largura e terraços com mais de 30 metros quadrados.

IMG_0866 IMG_0871 IMG_0872 IMG_0874 IMG_0877 IMG_0878 DCIM100GOPRO

Jeep MarocXperience 2013 – 3º dia

A saída de Marrakech como de costume e apanágio desta expedição foi “cedinho”!

Partimos rumo a Ait Ben Addou, onde almocámos. Antes ainda deu para fazer um troço fora de estrada que ainda existe na pista de Telouet. De caminho para Skoura onde pernoitámos num dos, considerados por mim, um dos melhores alojamentos da expedição; tivemos a oportunidade de visitar os estúdios de cinema de Ouarzazate, com direito a pista entre os vários cenários…

Em Ouarzazate ainda visitámos durante 1,5 horas o kasbah Taourit com direto a guia improvisado, habitante local.

O jantar foi de luxo e confecionado de forma especial para o grupo.

IMG_0843 IMG_0844 IMG_0848 IMG_0849 IMG_0851 IMG_0854 IMG_0855 IMG_0859 IMG_0864

Jeep MarocXperience 2013 – 2º dia

Hoje estamos em Marrakech. A viagem correu bem, sem sobressaltos, tirando a multa por passar um sinal vermelho, que sinceramente não vi (mas quem é que tem dois sinais num espaço de 5 metros?!)

O jantar foi no Dar Essalam, restaurante tipicamente marroquino (mas para turistas), com direito a musica tradicional, dança do ventre e comida saborosíssima.

Tivemos direito à adrenalina de andar de taxi e durante o (pouco) tempo que estivemos na medina, houve tempo para provar uns belos “jus d’orange”, visitar algumas lojas, sentir a azáfama desta linda cidade e os cheiros das especiarias que nos inundam o olfato!

Aqui ficam algumas fotos do dia

DCIM100GOPRO IMG_0837 IMG_0838 IMG_0840 IMG_0842 DCIM100GOPRO DCIM100GOPRO